sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Assessoria

Ao longo deste ano letivo, a turma do 4º ano estará a usufruir de assessoria com a professora Emília, titular de turma, e a professora Andreia como assessora. Este trabalho, tem como objetivo reforçar e colmatar as dificuldades sentidas por parte de alguns alunos.




Assessoria

Estratégias para desenvolver a capacidade de escrita


·                    Melhoramento coletivo de textos: com o objetivo de refletir sobre a linguagem escrita, esta atividade aborda os problemas da produção, do aperfeiçoamento e da transformação dos textos dos alunos na aprendizagem da linguagem escrita. Estimulando-os para a análise e reflexão sobre a sua própria escrita, ou a dos seus pares, propõe uma identificação ativa dos aspetos a melhorar e procura promover a busca participada de alternativas para tornar mais aceitáveis essas produções. 
·                    “Árvore da imaginação e a Cartola das palavras mágicas”: no sentido de enriquecer as produções escritas dos alunos, elaborou-se uma árvore composta por verbos, conectores e expressões de modo a ampliar o campo lexical dos alunos e diversificar a sua aplicação. A árvore e a cartola encontram-se expostas na sala de aula.
·                   “Reis da escrita”: os alunos que vão melhorando os seus textos individuais, aplicando os conhecimentos que são trabalhados nas aulas de oficina de escrita e de melhoramento coletivo de textos, poderão alcançar a coroa “Reis da Escrita” e utilizá-la aquando a produção escrita.
·                   “Nas asas da imaginação”: os textos melhorados em grupo na sala de aula, posteriormente são expostos neste placard, para que todos os alunos da escola possam apreciar a criatividade dos autores. Como também, podem dar “asas à imaginação” através da visualização de imagens, que se encontram expostas no painel “história da semana”.


Os vários tipos de texto trabalhados






Sem comentários:

Enviar um comentário